sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pegando no pesado!! Navio Parte II



Tudo bem, tudo bem que não fui desavisada trabalhar num navio, realmente algumas pessoas já tinham me alertando e por sinal alguns colegas do curso já haviam desistido, mas mesmo eu quis tentar, porque sou daquelas pessoas que odeia olhar pro pensando e perguntar-se e SE, e SE, e se eu tivesse ido, o que teria acontecido.

Primeiro dia foi até um pouco leve, a pessoa que teria que me treinar  quase não falava comigo, e pior ou melhor ele praticamente fazia todo o meu serviço, como ele trabalhava como “snack stewart” (seria um degrau a menos do assistant waiter), queria mostrar trabalho para ser promovido. Até aí tudo bem, eu era nova e ficava observando para no próximo dia pegar no pesado.

O jantar é divido em duas turmas, a do primeiro turno começa às 18h e termina às 20h00, já a segunda começa às 20h30 e termina às 10, no intervalo das turmas precisamos trocar todos os copos e talheres, repor a manteiga e o pão. Meu garçom era um fofo e me deu muitas dicas, ele já trabalhava na empresa a uns 12 anos. Depois do jantar tínhamos que deixar tudo limpo e semi preparado para o dia seguinte.

Mas meu trabalho não resumia somente trabalhar no jantar e sim também no café da manhã e almoço também.  Depois do fim do jantar temos que procurar saber qual é nosso horário na manhã seguinte.  Oficialmente trabalhamos em média 12 horas por dia, mas não são horas corridas e sim quebradas, normalmente 3 horas de manhã, 3 horas à tarde e 6 à noite.

No primeiro dia dormi super mal porque tinha medo de me atrasar para o dia seguinte, ah esqueci de comentar, o nosso jantar seria somente depois das 23h, quando acabamos o serviço do jantar. Então jantei, fui à minha cabine tomei banho e dormi.

Somente no segundo dia eu comecei a sentir dores na perna e no pé, à tardinha já não agüentava mais ficar em pé e comecei a mancar, tinha uma bolha enorme no meu pé e então fui à enfermaria, chegando lá somente recomendaram a secar a bolha e passar um band aid!! Tá se eu soubesse que iriam somente dizer isso nem teria ido. Mesmo assim fui trabalhar no jantar. E então aconteceu um desastre...

O restaurante funcionava assim, cada garçom com seu ajudando era responsável por 4 ou 5 mesas correspondendo a mais ou menos umas 24 pessoas por turma. Diariamente atendíamos em média 48 pessoas. No Cardápio tinha 7 opções como, por exemplo, entrada, massa, aperitivo, prato principal etc.

A área onde eu trabalhava era o primeiro andar do restaurante e a cozinha ficava um andar abaixo, o garçom tirava os pedidos e era o meu dever is buscar os pratos na cozinha. Então lá ia eu nos meu 1.55cm com uma bandeja enorme pegar os pratos, os mais experientes pegavam em torno de 10 a 12 pratos com seus respectivos covers, eu no início só conseguia levar 4.

Mas então já no terceiro dia meu garçom pergunta se eu pegar 7 pratos de massa, eu disse que poderia tentar, porém ao subir às escadas pisei em falso e derrubei todos os pratos!!! Comecei a ficar nervosa e quase chorei. No término deste dia tomei uma decisão aquele não era lugar para mim!!! Mas ainda tentei mais 2 dias, mas há muita pressão e eu chorava de dor todos os dias à noite e meu desejo era um só. Voltar para casa!!

Continua no próximo post!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário